ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO.
Mesmo com toda tecnologia que
dispomos nos dias atuais e que nos auxiliam em quase tudo, parece que mesmo
assim as 24 horas de um dia são insuficientes para cumprirmos todas as tarefas
que somos responsáveis, isso levando em conta a previsibilidade do nosso
cotidiano, mas se formos acrescentar alguns pormenores que surgem ao acaso e
nos obrigam a deixar de lado o que estamos fazendo para resolvê-los, aí sim a
coisa complica.
Se você é uma das pessoas que se
identifica com o parágrafo acima, não se sinta mal por isso, pesquisas apontam
que mais de 70% das pessoas se consideram incapazes de dar conta de todas as
suas responsabilidades ou se sentem sobrecarregadas com todas as tarefas que
lhe são atribuídas.
Uma outra pesquisa publicada no site
R7¹ ressalta que as pessoas que se sentem sobrecarregadas por suas
responsabilidades podem apresentar males como: dores de cabeça e musculares,
doenças de pele, problemas respiratórios e até mesmo transtornos mentais.
A boa notícia é que na maioria
dos casos, uma boa administração do tempo pode ajudar a melhorar sua qualidade
de vida pessoal e profissional.
E para auxiliá-lo nesse caminho a
RH Capital preparou 5 dicas que vão ajudar você a organizar melhor suas tarefas
e ser mais produtivo.
1 - ORGANIZE-SE
O primeiro passo e talvez o mais
importante é se organizar, faça uma lista com todas as suas tarefas e
organize-as de acordo com suas prioridades, distinguindo o que é importante do
que é urgente e lembre-se sempre de contar com imprevistos porque eles podem e
vão surgir de vez em quando.
2 - CONHEÇA-TE A TI MESMO
Como dito por Sócrates, conhecer
nossas capacidades e limitações é muito importante para que tenhamos um bom
desempenho tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, então não absorva
mais responsabilidades do que realmente é capaz de dar conta, lembre-se, por
mais esforçados que sejamos, o dia só tem 24 horas.
3 - FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ
Segundo estudo publicado no G1² a
multitarefa é um mito, portanto não se engane, nenhum ser humano é capaz de
cumprir mais de uma tarefa de cada vez, a única coisa que se consegue tentando
fazer duas coisas ao mesmo tempo é fazer ambas malfeitas, dê o seu foco e
atenção a uma coisa de cada vez.
4 - FUJA DAS DISTRAÇÕES,
MANTENHA-SE FOCADO
Com toda a conectividade dos dias
atuais é mesmo muito difícil não se distrair enquanto executamos algo, porém
como dito acima, conheça-te e imunize-se dessas possíveis distrações, cada
pessoa tem a sua “criptonita”, então
procure saber exatamente qual é a sua e elimine do ambiente todas as coisas que
podem distraí-lo do seu foco.
5 - EVITE A PROCRASTINAÇÃO
Hoje é conhecido pela ciência que
a procrastinação é uma característica humana, todos procrastinamos alguma coisa
em algum momento, mas as consequências deste comportamento, principalmente no
âmbito profissional, podem ser desastrosas. No entanto, existem algumas
técnicas podem nos ajudar a vencer este “mal”,
abaixo confira algumas delas:
- Determine um prazo para a conclusão, imponha-se metas e cumpra-as;
- Se algo lhe parecer muito grande e difícil, divida-o em partes menores;
- Procure concluir aquilo que começou, evite pausas desnecessárias;
- Mantenha sua palavra consigo mesmo, cumpra o que prometeu a si mesmo;
- Experimente o método de meditação mindfulness.
GERIR O TEMPO É GASTAR O TEMPO CERTO NAS ATIVIDADES CERTAS!!!
Por Sidney Alves.
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